Ilhas Bruma – Açores

Açores Online "Antes morrer livres que em paz sujeitos"

Novo modelo de financiamento reforça montante global de apoios às IPSS e Misericórdias

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e as Misericórdias vão receber este ano uma verba estimada em 53 milhões de euros, mais 1,6 milhões do que em 2013, no âmbito do novo modelo de financiamento.

Piedade Lalanda, que falava no final de uma visita à Associação Raríssimas, na ilha do Pico, sublinhou que 75 por cento das IPSS vão manter ou ver reforçado o financiamento público com o novo modelo de financiamento, que pretende servir “mais e melhor” os utentes das várias valências existentes na Região.

Nesse sentido, reafirmou o sentido de “justiça e equidade” que este modelo concretiza e que tem sido reconhecido pela maioria das instituições, uma vez que promove uma “melhor redistribuição dos recursos financeiros disponíveis e uma maior eficácia e eficiência” por parte das instituições.

Piedade Lalanda anunciou ainda que o Governo dos Açores vai renovar o protocolo com a Associação Raríssimas, que assegura a realização de um projeto onde se insere a atividade de uma terapeuta ocupacional nesta instituição, que beneficia a população com deficiência nos três concelhos da ilha.

Nas declarações que prestou no final da reunião, a Secretária Regional salientou também o interesse da Associação Raríssimas em fomentar parcerias com outras entidades locais, no sentido de se criar um projeto que promova, no âmbito da economia solidária, a empregabilidade de públicos vulneráveis, como é o caso das pessoas portadoras de deficiência.

GaCS/SM

Comments are closed.

%d bloggers like this: